Polícia Militar no Brasil

Você sonha em ser policial militar? Sabe tudo sobre essa carreira? Não? Então continue lendo, que nós contaremos tudo que você precisa saber!

O que é a Polícia Militar?

A Polícia Militar é um dos órgãos de segurança pública pública do Brasil, assim como o corpo de bombeiros militares, a Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Ferroviária Federal.

À Polícia Militar é reservada a atividade de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, de modo bastante simplificado: atua com foco em medidas preventivas de segurança, visando evitar o acontecimento de delitos e outras violações de normas e bem como é uma força de restauração da ordem.

 

Como funciona?

As Polícias Militares, são instituições constitucionais, com organização básica regida pela União, mas subordinadas e com especificidades por conta de cada Estado. Sendo o ingresso, carreira, vencimentos, direitos e deveres, responsabilidade de cada Estado.

Em Santa Catarina, é possível ingressar na carreira policial militar de duas formas principais: na carreira de Praça, como Soldado PM; na carreira de Oficial, inicialmente na condição de Cadete, e após formado e aprovado em estágio: 2º Tenente PM.

 

Confira algumas das exigências básicas para ingressar como Soldado PM:

  • nível superior (tecnólogo, bacharelado ou licenciatura) em qualquer área do conhecimento;
  • altura mínima de 1,60m para o sexo feminino e 1,65m para o sexo masculino;
  • mínimo de 18 anos até a data da inclusão e não ter completado 30 anos até o último dia de inscrição no concurso público;
  • possuir carteira de habilitação (CNH).

 

Para a carreira de Oficial PM algumas das exigências básicas para ingressar no Curso de Formação de Oficiais, são:

  • nível superior, especificamente: Bacharelado em Direito;
  • altura mínima de 1,60m para o sexo feminino e 1,65m para o sexo masculino;
  • mínimo de 18 anos até a data da inclusão e não ter completado 30 anos até o último dia de inscrição no concurso público (salvo se já for da carreira militar estadual);
  • possuir carteira de habilitação (CNH).

 

Soldado PM em Santa Catarina

Ao ser aprovado no concurso para ingresso na carreira de Praças PM em Santa Catarina, você fará o Curso de Formação de Soldados, que dura em média de sete a doze meses. A partir do primeiro mês, você ingressará na condição de Soldado de 3ª Classe Não Qualificado (denominado Aluno-Soldado) fazendo jus a remuneração, direitos e deveres inerentes. A remuneração é de aproximadamente R$ 4 mil.

Importante lembrá-lo que para ser aprovado, é necessário passar por diversas etapas, além da prova escrita. Mas deixaremos este assunto para outro post, pois é bem extenso.

 

Edital iminente

A previsão é de que saia edital para Soldado da PM em Santa Catarina nos próximos dias, com perspectiva de até 1.000 (mil) vagas. E você já está pronto para ingressar e ser um Soldado da Polícia Militar de Santa Catarina? Prepare-se o quanto antes e conheça o curso preparatório da Concurseria. Estude com quem mais entende do assunto. Clique aqui para maiores informações.

 

Esperamos por você!